A Jornada de Luta e Paixão de uma Atleta de Alta Performance - Por Todas Nós

É com imensa alegria que eu, Aline Teixeira, escrevo para vocês sobre o episódio do programa "Por Todas Nós" que tive o prazer de compartilhar a apresentação com a Catarina Teixeira e juntas recebemos uma convidada muito especial: a Ana Paula Adami, mãe de três filhos, presidente do Instituto Ouro no Esporte e uma atleta de alta performance. A história dela é um verdadeiro exemplo de superação e resiliência, e nos mostra o poder das mulheres no esporte.
Ana Paula Adami começou sua trajetória na ginástica artística aos 6 anos de idade, por um convite de sua professora de educação física. Aos 8 anos e meio, já era uma atleta de elite no Esporte Clube Pinheiros. No entanto, sua jornada não foi fácil. Aos 19 anos, ela sofreu um grave acidente de carro, no qual rompeu todos os ligamentos. O médico lhe disse que ela nunca mais voltaria a competir. Mas, com uma força de vontade inabalável, ela provou que a frase "nunca mais" não existe para ela, retornou às competições e depois migrou para o trampolim acrobático, representando o Brasil na Alemanha.
A história de superação de Ana Paula não parou por aí. Aos 48 anos, após um problema de saúde, ela decidiu voltar a competir, inspirada por um grupo de homens que também retornaram ao esporte. Apesar de ter sido criticada por outras mulheres por competir de colã em sua idade, ela continuou firme em seu propósito. Ana Paula nos mostrou a importância de desafiar crenças limitantes e o poder do apoio de uma família, que para ela, foi essencial. A partir disso, ela arrebatou outras mulheres para se juntarem a ela, e hoje, o movimento master é um sucesso.
Como presidente do Instituto Ouro no Esporte, a missão de Ana Paula é transformar vidas através do esporte, proporcionando o que foi proporcionado a ela. O instituto, que existe desde 2009 e era chamado de Instituto Vida Ideal, tem como foco o público master (acima de 30 anos) e pré-master (de 25 a 30 anos). Eles oferecem uma equipe multidisciplinar com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos para apoiar esses atletas.
A atleta nos alertou sobre a falta de políticas públicas e a dificuldade de acessibilidade para esportes que não sejam o futebol, ressaltando que, em um futuro próximo, teremos um colapso na saúde se não houver um investimento de grande magnitude para acolher a população mais velha. Em sua visão, a solução está em programas que, por exemplo, incorporem o esporte de alto rendimento nas Forças Armadas e ofereçam esportes na grade curricular das escolas, em turno inverso ao estudo.
A Ana Paula Adami é um exemplo inspirador e um verdadeiro ícone da força e resiliência feminina. Sua história reforça que a idade não é um limite e que juntas as mulheres podem conquistar qualquer espaço. Estou muito feliz por termos tido a oportunidade de mergulhar em sua história e por ela ter aceito o nosso convite. E para finalizar, quero fazer um apelo a todos, assim como ela fez no programa: "Se tocou o seu coração, vamos juntos, vamos nos dar as mãos, porque juntas por todas nós nós conseguimos ser muito fortes".
Aline Teixeira

